Lince | Produtos Óticos

A Empresa

Como nasceu a Lince Produtos Óticos Ltda?


Para começar o nosso negócio tínhamos pouquíssimos recursos, então começamos a vender um multifocal de cristal produzido por uma pequena fábrica da cidade de Araçatuba, interior de SP. Saíamos para vender este produto, em roteiros pré-definidos. A cada semana, uma região nova. Entrávamos em todas as cidades do roteiro, por menor que fosse, para saber se existia alguma ótica ou ponto de venda. O produto era oferecido e pegávamos toda informação do cliente. Assim, conseguimos fazer o nosso cadastro de clientes, até então inexistente.


À medida que montávamos esse cadastro, colhíamos informações sobre quais produtos tinham grande aceitação no mercado, tais como marca, tipo, dioptrias mais usadas, etc. Em seis meses de trabalho tínhamos um grande acervo de informações que ia nos levar a mudar o nosso negócio.


As empresas reajustavam seus preços no primeiro dia de cada mês, o que nos dava a chance de comprar no último dia do mês, com preço antigo e prazo de 30 dias para pagar. Aí podíamos trabalhar durante um mês com preços inferior ao do fabricante. Era certeza de venda.


Trabalhamos assim durante seis meses e já tínhamos conseguido formar um pequeno estoque de produtos com as sobras. Em junho de 1994, Fernando Henrique Cardoso, então ministro da fazenda do governo Itamar, implanta o Plano Real e com a URV acaba com a inflação. Com os preços estáveis, o mercado começou a se ajustar e nossa margem de contribuição baixou a ponto de comprometer o negócio.


Novamente procuramos a indústria óptica para fazer uma parceria na aquisição de equipamentos próprios para o novo material. Com interesse de entrar cada vez mais no mercado, a indústria nos apoiou.


Doze anos depois, comercializamos 7000 pares de lentes acabadas e produzimos uma média de 5000 pares/mês de lentes surfaçadas, além de tratamentos antirrisco, antirreflexo e coloração de lentes, para atender os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro entre outros. Atualmente estamos entre os laboratórios com mais qualidade de serviços do Brasil e especializados em novos materiais que foram desenvolvidos para se conseguir lentes mais finas e mais resistentes, levando até o consumidor um produto mais confortável e com muito mais estética.